domingo, 28 de Abril de 2024  01:10
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
23-05-2016

Prémio Literário Aldónio Gomes distingue obra de jovem que escreve para jovens.



Luísa Fonseca, pseudónimo de Ana Cunha, de 20 anos, venceu a edição deste ano do Prémio Literário Aldónio Gomes dedicada à narrativa juvenil. Ana Cunha é aluna do 2.º ano no curso de Teatro-Interpretação da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e conquistou o júri deste prémio, promovido pela Universidade de Aveiro (UA), com “(Des)Controlo”, texto sobre a suspensão do tempo em quatro personagens.

Luísa Fonseca, pseudónimo literário da jovem escritora Ana Isabel Ferreira Damião da Cunha, é a premiada a V edição do Prémio Aldónio Gomes. À edição deste ano do prémio promovido pelo Departamentos de Línguas e Culturas da UA concorreram 25 trabalhos, sendo 18 enviados por autores nacionais e seis do Brasil.

“(Des)Controlo”, de autoria de Luísa Fonseca, pseudónimo de Ana Isabel F.C. Damião da Cunha, é um texto que parte do mote da suspensão do tempo, analisando as suas implicações no dia a dia de quatro personagens. O quotidiano e as rotinas mais ou menos fixas dos protagonistas são intersecionados por um acontecimento insólito, de recorte fantástico, permitindo o questionamento de hábitos, práticas e personalidades mais ou menos definidas. Valores caros à sociedade contemporânea, como o trabalho, a ordem, o rigor ou produtividade, são desafiados por um dia sem horas e sem relógios, uma espécie de interrupção da existência tal como a conhecemos, abrindo portas à reflexão e criando oportunidade para recomeços.

O registo da autora, assumidamente cinematográfico, distingue-se pelo visualismo das cenas, mas também pela forma como estrutura e organiza os diferentes quadros narrativos, mantendo visíveis os pontos de contacto entre eles, sem perder de vista o fio condutor da história.

Ana Cunha nasceu no dia 28 de outubro de 1996, no Porto. Aluna do 2.º ano no curso de Teatro-Interpretação na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, sempre demonstrou interesse pela leitura e pela escrita. Faz teatro desde os 12 anos, participou em debates competitivos desde os 14 e frequentou vários workshops de cinema e escrita criativa. Em Setembro de 2014 publicou a sua primeira obra “Dez: O rapaz que cresceu”. Foi ainda vencedora do concurso literário do Instituto Universitário da Maia (ISMAI), em 2015.

Com o intuito de estimular a criação literária e a revelação de novos autores, a Universidade de Aveiro (UA), através do Departamento de Línguas e Culturas e da Reitoria, decidiu instituir, sob proposta da aluna Célia Alves Resende de Bastos, um Prémio Literário, que viria a receber o nome de Aldónio Gomes, com o intuito de honrar a memória deste insigne pedagogo e grande estudioso e divulgador da língua portuguesa e das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, cujo espólio foi doado à academia de aveirense. Em cada ano, o Prémio é dedicado a um género literário diferente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®